Qual exame detecta HPV masculino e feminino? - Vacinas
O preparo dos homens também consiste em não ter tido relação sexual nas 72 horas anteriores ao exame. Caso o exame seja coletado pela uretra, é necessário ficar 4 horas sem urinar. Já na coleta através do pênis, o paciente deverá ficar 8 horas sem higiene local. A infecção por HPV pode causar pré-câncer e câncer nos órgãos genitais, tanto nos homens quanto nas mulheres. Os tipos mais comuns de HPV que podem evoluir para câncer são os tipos: 16, 18, 31, 35, 39, 45, 51, 52 e 58. No entanto, se as lesões pré-cancerosas forem descobertas e tratadas a tempo, pode-se evitar a evolução para o câncer. Para realizar o exame, é necessário coletar uma pequena amostra de secreção do colo do útero e vagina no caso das mulheres. A amostra pode também ser coletada na secreção anal ou bucal quando se quer verificar se o vírus está nesses locais. Em homens coletar o exame nas secreções da glande, uretra ou pênis. Após o material ser coletado, é colocado em um tubo de ensaio e levado para análise em um laboratório, onde será identificada ou não a presença do HPV.
Possíveis complicações do HPV em mulheres e homens
O exame de captura híbrida servepara ajudar no diagnóstico da infecção pelo vírusHPV e deve ser feito por todas as mulheres que tiveram alguma alteração no exame de papanicolau ou que estejam dentro do grupo de risco de pegarHPV, como aquelas que têm muitos parceiros sexuais. O exame de sangue não é capaz de identificar o DNA do HPV. O exame de sangue identifica anticorpos contra o HPV (sorologia) e, portanto, pode sofrer interferências de outras doenças, do tempo de infecção e alguns medicamentos. Infelizmente esses exames de sorologia ainda não estão disponíveis comercialmente em nosso país. O diagnóstico do HPV masculino é realizado por meio de exames urológicos ou dermatológicos. Quando não há presença de manifestações clínicas, o diagnóstico é feito por meio de exames de biologia molecular (PCR), que mostram a presença do DNA do vírus. Já quando há presença dessas lesões, o diagnóstico pode ser feito pelo exame clínico, sendo confirmado por meio de biópsia das lesões (retirada de fragmento). Postos de coleta de exames preventivos ginecológicos do Sistema Único de Saúde (SUS) estão disponíveis em todos os estados da Federação para o diagnóstico do câncer do colo do útero e são gratuitos.
Quem teve exame positivo para HPV pode tomar a vacina?
Hpv exame homem - A vacina contra HPV (Papilomavírus Humano) auxilia na diminuição do câncer em ambos os sexos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 5 de todos os cânceres do homem e 10 dos da mulher são causados pelo HPV, que atinge mais de 630 milhões de pessoas.
A preparação do exame de captura híbrida no homem também inclui não ter relações sexuais 3 dias antes e em caso de coleta através da uretra, também estar há pelo menos 4 horas sem urinar e em caso de coleta através do pênis, estar um mínimo de 8 horas sem higiene local A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim sendo, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal. O Papanicolau é indicado como exame de rotina e consiste em coletar material do colo do útero e da vagina para avaliar a saúde genital da mulher. É possível diagnosticar lesões, infecções ou alterações presentes na genitália. Algumas características podem sugerir a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), que é a principal causa de câncer de colo do útero. É importante que o resultado do exame seja avaliado pelo médico, que deve levar em consideração sinais e sintomas apresentados pela pessoa. No caso de ter sido identificado resultado positivo par ao grupo B, pode ser também indicada a realização de biópsia com o objetivo de verificar se há risco de progressão para câncer de colo de útero. A informao contida neste portal est disponvel com objetivo estritamente educacional.
O exame de sorologia HPV é realizado através de um exame de sangue capaz de detectar os anticorpos contra o vírus no organismo. No entanto, esse tipo de exame não é encontrado para ser realizado em nosso país. Atualmente é realizado na maioria dos casos apenas para estudos científicos. O exame de captura híbrida é um exame molecular que pode ser indicado para investigar a infecção pelo Papilomavírus Humano, o HPV, tanto em homens quanto em mulheres. Esse exame permite identificar os diversos tipos de HPV e classificá-los em dois grupos, o que é útil para avaliar o risco de desenvolver câncer de colo de útero e a necessidade de tratamento: A infecção pelo HPV é muito frequente, mas transitória, regredido espontaneamente na maioria das vezes. No pequeno número de casos nos quais a infecção persiste e, especialmente, é causada por um tipo viral oncogênico (com potencial para causar câncer), pode ocorrer o desenvolvimento de lesões precursoras, que se não forem identificadas e tratadas podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.
Em hiptese alguma pretende substituir a consulta mdica, a realizao de exames e ou, o tratamento mdico. Em caso de dvidas fale com seu mdico, ele poder esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informao um direito seu: Fique informado. O material recolhidoé colocado num tubo de ensaio e enviado para o laboratório para análise. No laboratório, a amostra é processada porum equipamento semi-automatizado,que realiza as reações e a partir dos resultados obtidos, libera a conclusão laboratorial, que é analisada pelo médico. A vacina serve para prevenir o Papilomavírus Humano (HPV). Esse vírus está associado ao desenvolvimento de câncer de colo do útero, vagina e vulva em mulheres, do pênis em homens e câncer de canal anal em ambos os sexos. O exame de captura híbrida é normalmente indicado quando são identificados sinais e sintomas de infecção pelo HPV, como verrugas e lesões na região genital, ardor e coceira na região. Veja como reconhecer a infecção pelo HPV. Para realizar o exame são necessários alguns preparos. No caso das mulheres, recomenda-se que não tenha tido relação sexual nas 72 horas que antecedem o exame, não estar menstruada e não utilizar duchas e cremes vaginais.
Esse exame vem sendo gradativamente substituído pelo PCR, que além de identificar a presença do vírus, permite a identificação do tipo viral, principalmente os tipos 16 e 18, o que pode ser decisivo nas decisões do tratamento. Auxilia ainda nas lesões pré-cancerosas, indicando quem tem mais chance de evoluir para câncer. Tanto o Papanicolau, quanto a colposcopia, são exames de rotina para mulheres que já iniciaram a vida sexual. Ambos os exames podem detectar a presença de lesões externas advindas ou não da infecção pelo HPV. A infecção pelo HPV é considerada a infecção sexualmente transmissível mais diagnosticada. As infecções por HPV são transmitidas, principalmente, por contato sexual em ambos os sexos, mas também podem ser facilmente transmitidas através de traumas microscópicos na mucosa ou na pele, resultantes de relações sexuais. Mulheres entre 21 e 29 anos devem fazer um Papanicolaou a cada 3 anos. Essas mulheres no devem fazer o teste de HPV junto com o Papanicolaou, j que o HPV é to comum em mulheres nessas idades que no resulta muito til o exame do vrus. No entanto, o exame de HPV pode ser usado neste grupo etrio aps um teste de Papanicolaou anormal.