Para que serve o exame de triglicerides?

Exame de triglicerides para que serve by gabysygpk - Issuu


Como o próprio nome sugere, o exame de colesterol total e frações mede a quantidade dessa molécula e de seus subtipos na circulação. As porções mais famosas são o HDL, também chamado de colesterol bom, e o LDL, o ruim. Muitas vezes, o mesmo teste de sangue vai avaliar também a concentração de triglicérides, um tipo de gordura, no organismo. Basicamente é devido uma alimentação rica em carboidratos e açúcares. A ingestão de bebidas alcoólicas também contribui para esse aumento.
quando o triglicerides é considerado alto em adulto (acima dos 20 anos), é considerado alto acima de 150mg/dL em jejum. Em geral, para a realização do exame de Triglicérides não é necessário preparo prévio. Outras recomendações podem ser passadas pelo seu médico de confiança e confirmadas pelo local onde será realizado o procedimento. Triglicérides ou Triglicérides, é o exame de sangue que analisa as principais gorduras no organismo do paciente. Essas gorduras na corrente sanguínea têm relação com a alimentação, algumas doenças crônicas como diabetes, hipertensão e excesso de peso. Ela também pode ser encontrada no organismo através do colesterol ruim.



Tese de mestrado finanças - O consumo de álcool até 72 horas antes pode interferir nos resultados, assim como a prática de atividades físicas intensas no dia anterior e o uso de alguns medicamentos. Não deixe de seguir as orientações passadas antes do exame.


Informação confiável salva vidas. Assine Veja Saúde e continue lendo.

LDL
Pessoas com risco muito alto: abaixo de 50 mg/dl
Pessoas com risco alto: abaixo de 70 mg/dl
Pessoas com risco intermediário: abaixo de 100 mg/dl
Pessoas com risco baixo: abaixo de 130 mg/dl Hoje em dia, não é mais obrigatório fazer o jejum de 12 horas antes de medir o colesterol. O tempo de barriga vazia fica a critério do médico e do laboratório só é importante que esse período seja informado ao profissional. Dependendo dos valores obtidos, o médico poderá orientar uma mudança em seu estilo de vida ou mesmo fazer o uso de medicamentos para permitir uma redução nos valores obtidos no exame de triglicérides. A Rede DOr possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar. O exame Triglicerídeos é feito com a coleta do sangue, assim como acontece em outros exames como Hemograma e Colesterol. Geralmente, retirado do braço do paciente e enviado para análise. No exame é realizado para compor o perfil lipídico, que consiste em analisar os níveis de colesterol e outras variáveis. Recentemente, a Sociedade Brasileira de Cardiologia estreitou um pouco os limites considerados saudáveis.



O que pode causar triglicérides alto?

Embora o exame possa ser solicitado nos mais jovens com fatores de risco e histórico familiar de colesterol alto, o mais comum é que entre na leva de checkups anuais a partir dos 30 anos. No entanto, a frequência varia de acordo com os resultados encontrados e outras eventuais doenças presentes. Fontes: João Vicente da Silveira, cardiologista do Hospital Sírio-Libanês (SP);e Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, das Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Diabetes e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (2017) Geralmente, os triglicérides são solicitados em conjunto com a análise do colesterol (LDL, HDL e VLDL), compondo o perfil lipídico, que ajuda a avaliar, entre outros fatores, o risco cardíaco do indivíduo, ou seja, o risco de desenvolver condições como a aterosclerose, uma condição em que o nível elevado de gordura no sangue causa a formação de placas nas veias e artérias, diminuindo a capacidade de circulação sanguínea. Em adultos (acima dos 20 anos), é considerado baixo quando está inferior a 50mg/dL. Isso sinaliza doenças relacionadas a desajustes no metabolismo do paciente, como desnutrição, má absorção e problemas no funcionamento da tireóide.


Os triglicérides são gorduras que fazem parte da reserva de energia do organismo, e a análise clínica desses triglicérides estuda os níveis dessas gorduras presentes no corpo, permitindo indicar mudanças na dieta ou mesmo outras condições médicas. O exame de Triglicérides consiste em uma exame de sangue simples. O técnico responsável retira uma amostra de sangue da veia do paciente, geralmente no braço. Esse material, posteriormente, é encaminhado para análise em laboratório. A coleta do sangue é feita em segundos, causando apenas um leve desconforto. Quando o exame de triglicérides aponta que os níveis dessa gordura estão elevados, o paciente pode apresentar condições como a esteatose hepática, a gordura no fígado e também condições como a pancreatite. O exame serve para monitorar a reserva de energia presente no organismo. Embora a gordura represente justamente essa energia, mesmo sendo de grande importância, podem ser bastante perigosas quando em excesso. É importante manter a recorrência desse exame, pelo risco de desenvolvimento de diversas doenças, como pelo fato dos sintomas não serem tão aparentes, fazendo com que passe despercebido por muito tempo. Adotar hábitos saudáveis como exercícios e dieta, são essenciais para o controle.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem