Plano de negócios: o que é e para que serve um planejamento de negócios? Gestão Empresarial FATEC. Mas o que é um Plano de Negócio e Para que Serve?

Como elaborar um plano de negócios

Você já deve ter ouvido que para evitar que a sua empresa morra na praia você deve ter um bom plano de negócios.
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Quando você possui um plano de contas bem elaborado, ele vai informar o quanto será necessário para sua empresa permanecer operando, mas também vai ajudar a iniciar uma nova fase de análises financeiras, gerando relatórios que mostram todos os resultados.

Enquanto busca pelas informações necessárias para formar todo o cenário, o empreendedor conhece o próprio empreendimento, como também os outros atores do mercado (fornecedores, consumidores e concorrentes) com os quais irá se relacionar.

O planejamento estratégico de negócios pode ser dividido em três fases:

Convencimento próprio: fase em que o empreendedor precisa se convencer de que a sua ideia pode se transformar em oportunidade de negócio. Aqui, o conhecimento sobre a atividade empresarial escolhida é vital. Sem esta base, é muito arriscado seguir adiante.

Avaliação do negócio: é o momento de inserir a ideia no mercado, avaliando financeira e mercadologicamente o empreendimento e preparando a relação da futura empresa com o ambiente de negócios.

Ação empreendedora: a ideia se transforma em empreendimento. Neste momento, o planejamento assume também a função de orientar e coordenar a futura empresa, tanto para que o empreendedor siga a cronologia correta das ações, como também para que não ultrapasse os seus limites financeiros e operacionais.

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É um estudo que analisa a viabilidade financeira e de mercado de uma ideia de negócio e organiza a oportunidade vislumbrada de forma racional e positiva para que os interessados conheçam e avaliem o que está sendo proposto. Eu sei quais são as outras empresas que desempenham os mesmos serviços/produtos do que o meu negócio? Eu estou em qual patamar em relação a eles? Acima, igual ou abaixo? Eu sei o que fazer para me destacar? Eu estou inovando o suficiente para me manter competitivo? O plano de negócios é o instrumento que serve para evitar problemas na empresa, planejando seu futuro, prevendo e prevenindo riscos e incertezas. As seções que compõe um plano de negócio geralmente são padronizadas para facilitar o entendimento. Cada uma das seções do plano tem um propósito específico. O plano de negócios é uma ferramenta indispensável para uma organização, existem vários bons motivos para investir tempo da sua equipe montando um bom planejamento, entre eles podemos destacar. Se para uma simples viagem, precisamos fazer tudo isso, imagine quando queremos abrir um negócio. E empreender, muitas vezes, é uma viagem para um lugar desconhecido.

É uma ferramenta de gestão que indica como a empresa será estruturada para iniciar o negócio, sejam, produtos ou serviços que serão oferecidos, analisando e avaliando as características do mercado desejado, estratégias a serem adotadas e ou desenvolvidas para o alcance dos objetivos. Assim, o plano de negócios contribui para a identificação da viabilidade (ou não) da empresa, servindo tanto para quem está abrindo o negócio quanto para quem o está ampliando. Em outras palavras, ele serve para provar de forma antecipada a viabilidade de abertura (ou ampliação) do negócio, podendo ser usado para convencer parceiros, incubadoras, financiadores ou investidores para angariar recursos e vender a ideia do empreendimento. Elaborar o plano de negócios requer seriedade e comprometimento. Não levar essa tarefa a sério, não analisar o mercado da maneira correta ou transferir a responsabilidade para pessoas pouco capacitadas pode ser um grande risco! A princípio, a análise à respeito da atual circunstância do meu negócio, para elencar minhas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, para que dessa forma possamos dar início a mudanças assertivas que possuem base no cenário vigente.

É como se o plano de negócios fosse um mapa que, representando a realidade do cenário, serve para encontrar o caminho e orienta a percorrê-lo. O mapa não é o caminho em si: o caminho é aquilo que se percorre, é o passo a passo. Ao percorrer o caminho, devemos nos orientar pelo mapa, mas quando o caminho aparecer diferente do que está previsto no mapa, devemos refazer o mapa naquela parte, adaptando-o, ou devemos construir outro caminho e desenhar seus mapas. O plano de negócios é mais do que um apanhado de ideias. Ele contém um cronograma lógico e prático que possibilita ao empreendedor a inserção dos mais diversos dados sobre o futuro negócio. Com base nessa ferramenta, o empreendedor poderá fazer análises financeiras e do mercado antes de tomar decisões. O plano de negócio é um documento que descreve quais os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados. Dolabela (2008) considera que o plano de negócios pode ser definido como uma pesquisa estruturada sobre uma atividade que se pretende desenvolver e/ou implantar.

Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados. O plano de negócios é um documento escrito que traça um retrato do empreendimento e do mercado, identificando oportunidades de negócios, reunindo dados para análise, interpretando as informações geradas e verificando sua viabilidade. O plano é o primeiro contato do empreendedor com o universo empresarial. Ele apresenta o negócio já prevendo suas relações com o mercado e dá condições para que o empreendedor trace um roteiro de ações. Os planos de negócio são estruturados e divididos em várias seções. Essas divisões ajudam a quem esta lendo o documento a ter uma visão global da estratégia da empresa. Entenda um plano de negócios como a junção de vários planos menores para áreas específicas que juntos formam o manual de uma empresa. Posso afirmar que é por meio do plano de negócios que você terá certeza se a sua ideia de empresa é viável ou não. Ainda que a sua ideia inicial não se mostre promissora, ele também pode apontar para um caminho alternativo mais adequado. O plano de negócios pode ser entendido como uma ferramenta usada pelo empreendedor para reunir informações sobre o seu mercado de atuação, os produtos e serviços que deseja vender e quais ações vai executar para isso.

Uma grande dificuldade em montar o plano de negócio de uma empresa é entender que existem dois momentos a serem levados em consideração: o que a sua empresa é hoje e o que ela quer se tornar. Quando você monta o planejamento precisa levar em consideração que a sua empresa no dia 1 tem menos capacidades do que ela terá no dia 365. Ao iniciar uma nova empresa, o empreendedor deve criar um plano de negócio, onde organiza as informações coletadas sobre a empresa que deseja montar. O planejamento proporciona uma visão mais clara e consistente sobre o desenvolvimento do negócio em metas alcançáveis. Esses dados devem ser discutidos na consultoria de viabilidade. É preciso ressaltar que o plano de negócios é um documento indispensável para se obter novos recursos e serve de apoio não só para o dono da empresa, como também para toda a sua equipe. O plano de negócios tem como objetivo montar um cenário da estrutura das principais ideias do negócio e gerar opções alternativas embasadas neste cenário, para serem analisados pelo empreendedor, que tomará a decisão quanto à viabilidade da empresa que será montada ou à sua ampliação.

O plano de negócio não é um documento fechado em uma gaveta, mas um projeto vivo que você deve manter sempre atualizado. Não existe uma estrutura rígida e específica para se escrever um plano de negócio, pois cada negócio tem particularidades e semelhanças, sendo impossível definir um modelo padrão que seja universal e aplicável a qualquer negócio. Vale dizer que ter um plano de negócios diminui consideravelmente os riscos, seja para quem está começando ou para empresas já consolidadas. A melhor forma de entender este tipo de sistema, o que é e para que serve, é conhecer suas características. Agora que você já se convenceu de que montar o planejamento estratégico do seu negócio é indispensável nós daremos algumas dicas de como fazer isso e o que preencher em cada uma das seções. O plano de negócios é um dos documentos mais importantes elaborados por uma empresa. Não só para o empreendedor, sócios ou funcionários da empresa, mas para ajudar parceiros, fornecedores e investidores a entenderem como a empresa funciona e quais são os próximos passos.

Todas essas contas serão capazes de mostrar quais são as despensas que poderão ser cortadas, se futuramente você vai precisar pedir algum empréstimo ou se sua empresa estará com o saldo positivo, tendo um capital de giro.

Como elaborar um plano de negócios

Dele partem ações de prevenção para os desafios impostos pelo mercado e ajuda para aprospecção ecaptação de clientes. Ele também evita que você dedique sua energia no que não vale a pena ou que faça investimentos improdutivos, entre outras coisas.

Source: https://liderjr.com

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